Séc. 21

Resumo: ChatGPT conta sua história: Como uma máquina aprendeu a escrever” é uma obra inovadora de 2023, escrita pela própria IA ChatGPT. Em 46 páginas, detalha sua evolução e os mecanismos das redes neurais, oferecendo uma perspectiva única sobre como aprendeu a escrever e seus desafios na imitação da linguagem humana.

Palavras-chave: Inteligência Artificial, ChatGPT, Autobiografia, Aprendizagem Computacional.

Escrita artificial – Resenha de Marcos Manoel Silva Severiano (URCA) sobre “ChatGPT conta sua história: Como uma máquina aprendeu a escrever”, de ChatGPT IA Read More »

Resumo: A Máquina do Ódio”, de Patrícia Campos Mello, discute a manipulação de informações nas redes sociais e seus impactos nas eleições globais. A obra mescla experiências pessoais da autora com análises de técnicas como firehosing e microtargeting, destacando a ameaça à liberdade de imprensa e à democracia.

Palavras-chave: Ódio, Redes Sociais, Fake News.

Censura Moderna e Tecnopopulismo — Resenha de Bárbara Viana Bezerra Nobre (UFPE) e Maria Enesia da Silva Neta (UFC) sobre o livro “A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital”, de Patrícia Campos Mello Read More »

Resumo: Representações sociais e educação étnico-racial : Práticas pedagógicas, valorização, respeito, reconhecimento e (re)existência plural é obra coletiva de 22 autores, organizada por Antonio Luis Parlandin Santos e Washington Luiz Pedrosa Silva Júnior com o objetivo de subsidiar professores em ações de combate ao racismo, principalmente, em ambientes virtuais.

Palavras-chave: Representações sociais. Educação étnico-racial, Educação antirracista.

Para uma educação antirracista — Resenha de Jandson Bernardo Soares (UFRN), sobre “Representações sociais e educação étnico-racial: Práticas pedagógicas, valorização, respeito, reconhecimento e (re)existência plural”, organizado por Antonio Luis Parladin Santos e Whashington Luiz Pedrosa Silva Júnior Read More »

Resumo: “A política contra o vírus: bastidores da CPI da Covid” é um livro escrito por Humberto Costa e Randolfe Rodrigues que apresenta uma análise detalhada dos bastidores da CPI da Covid no Brasil. O livro é dividido em nove capítulos que abordam temas como as estratégias genocidas do governo Bolsonaro, as manobras para desviar o foco das investigações, as disputas nas redes sociais, e, finalmente, a luta política contra o vírus. O livro oferece uma visão aprofundada para a compreensão do impacto político da pandemia no Brasil.

Palavras-chave: Covid 19, CPI da Covid, Governo Jair Bolsonaro.

Defendendo a vida e a democracia – Resenha de Jandson Bernardo Soares (UFRN) sobre o livro “A política contra o vírus: bastidores da CPI da Covid”, de Humberto Costa e Randolfe Rodrigues Read More »

Resenhado por Maria Luiza Pérola Dantas Barros (UFRJ) | ID Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1990-9017. A coletânea intitulada “Ensino de História: diferenças e A coletânea intitulada “Ensino de História: diferenças e desigualdades”, organizada por Benito Schmidt, Caroline Pacievitch e Caroline Silveira Bauer, emerge como fruto Mestrado Profissional em Ensino de História da UFRGS, sendo o primeiro volume da

Para (re)pensar o ensino de História – Resenha de “Ensino de História: diferenças e desigualdades”, organizado por  Benito Schmidt, Caroline Pacievitch e Caroline Silveira Bauer Read More »

Resenhado por Vanessa Spinosa (UFRN) | ID Orcid: 0000-0003-1736-4110 e Ana Amélia Rodrigues de Oliveira (IFCE/UFC) | ID Orcid: 0000-0002-3985-4877. História e Internet é um trabalho coletivo de profissionais que atuam no campo do Ensino de História. O livro é estruturado em sete capítulos, escritos individualmente ou em co-autoria, prefaciado pela historiadora Aléxia de Pádua e

Aprendizagem histórica nas redes – Resenha de “Ensino de História e internet: aprendizagens conectadas”, organizado por Osvaldo Rodrigues Junior e Marcelo Fronza Read More »

  Existe uma certeza aplicável à educação atual: a necessidade da inserção do mundo digital na educação básica. Essa assertiva aplicada ao Ensino de História permite a utilização dos meios digitais enquanto ferramentas destinadas ao processo de ensino-aprendizagem e, sobretudo, enquanto evidências históricas de um tempo presente experienciadas pelo corpo discente e, por que não,

Aprender com jogos – Resenha de “Educação Histórica & videogames”, de Helyom Viana Telles Read More »

O livro eletrônico intitulado Estágio em História na quarentena foi organizado por João Lucas dos Santos Souza, Juliana Alves de Andrade, Mário Emmanuel de Oliveira Ramos e Sofia Roberta da Costa Vilela, publicado pela Editora Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, neste ano de 2021. O texto é fruto das atividades e reflexões da

Práticas de ensino de História – Resenha de “Estágio em História na Quarentena”, de João L. S. Souza, Juliana A. Andrade, Mário E. O. Ramos e Sofia R. C. Vilela Read More »