FREITAS Itamar (Aut)

Resumo: Neste artigo, apresentamos uma análise sistemática sobre as práticas de turismo em assentamentos de reforma agrária no Brasil nas últimas três décadas. Com base em 67 trabalhos acadêmicos selecionados, entre artigos, dissertações e teses, os autores descrevem iniciativas de Turismo de Base Comunitária (TBC) que integram práticas agrícolas e turísticas, com envolvimento de comunidades locais, políticas públicas e organizações não governamentais. Desafios incluem descontinuidade de apoios institucionais, infraestrutura inadequada, capacitação insuficiente e conflitos internos.

Palavras-chave: Turismo de Base Comunitária; reforma agrária; desenvolvimento sustentável; assentamentos rurais.

Histórias do Turismo em assentamentos de Reforma Agrária (1996-2022): breve revisão da literatura acadêmica | Itamar Freitas, Maria José Nascimento Soares, Fábio Alves dos Santos e Núbia Dias dos Santos Read More »

Resumo: O “Dicionário do Ensino de História” aborda uma ampla gama de tópicos relacionados ao ensino de história, incluindo a história cronológica, temática e local, bem como métodos de ensino e aprendizagem, políticas curriculares e diretrizes, educação patrimonial e tecnologias emergentes. Outros temas incluem cultura histórica, códigos disciplinares, estereótipos, fontes e narrativas históricas. O livro também explora tópicos como mudança e permanência, consciência histórica, causa e consequência, e a progressão do conhecimento histórico. O volume inclui contribuições de uma ampla variedade de autores e autoras, bem como coordenadoras que ajudaram a organizar a obra.

Palavras-chave: Ensino de História, Dicionário, Formação de Professores de História.

Diálogos na prática – Resenha de Brenda Kerolle (UFS) sobre o “Dicionário do Ensino de História”, organizado por Marieta de Moraes Ferreira e Margarida Maria Dias de Oliveira Read More »

Resumo:Neste texto de revisão, dissertamos sobre a “novidade” das “novas direitas”, seus designadores, usuários e seus principais atributos, a partir de literatura especializada publicada nos últimos oito anos. Nosso objetivo é encontrar caminhos convergentes entre os intelectuais que se ocupam da defesa da democracia representativa brasileira. 

Palavras-chave: Novas Direitas, Direita, Democracia e Ideologia.

Categorizando “novas direitas”: breve revisão conceitual por Itamar Freitas (UFS/Uneb) e Karl Schurster (UV/UPE) Read More »

Por Itamar Freitas (UFS) | ID: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214 | Jane Semeão (URCA) |ID:https://orcid.org/0000-0001-6804-1640 | Margarida Maria Dias de Oliveira | https://orcid.org/0000-0002-8542-4173. Neste setembro de 2022, a revista Crítica Historiográfica completa um ano de existência. Para marcar a data, resolvemos comemorá-la da maneira mais pragmática possível. Em primeiro lugar, criamos uma seção de “artigos de revisão”. Como o nome indica, este será

Revistas Brasileiras de História: breve perfil em 2022 Read More »

Resenhado por Matheus Oliveira da Silva (UFRN) | ID: https://orcid.org/0000-0002-5928-6977. Jörn Rüsen: teoria, historiografia e didática, publicado em 2022 pela editora Cabana, reúne os textos do “I Seminário Jörn Rüsen. Um balanço da obra de Jörn Rüsen: teoria, historiografia e didática”, realizado em 2015, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os organizadores da

Um historiador e sua filosofia – Resenha de “Jörn Rüsen: teoria, historiografia e didática”, organizado por Margarida Maria Dias de Oliveira, Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior e Caio Rodrigo de Carvalho Lima Read More »

Em boa hora, foram lançadas duas obras que discutem aprendizagem histórica. A primeira,  A aprendizagem histórica e os professores de história, foi escrita por Marcos Roberto Barbosa (2017), como fruto da sua pesquisa A Cognição histórica situada: orientações curriculares e metodologias de professores de História da Educação Básica, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação

Refletindo sobre formação docente – Resenha de “A aprendizagem histórica e os professores de história (Ciências Sociais)”, de Marcos Roberto Barbosa || Aprendizagem histórica: espaços, suportes e experiências | José Vieira da Cruz e Fábio Alves dos Santos Read More »