Itamar Freitas (UFS)

Para um ensino cidadão – Resenha de “Guia de fósseis da Bacia do Araripe”, de Antônio Álamo F. Saraiva, Flaviana J. de Lima, Olga A. Barros e Renan A. M. Bantin

Por Itamar Freitas / 2 de março de 2022 / Nenhum comentário

Resenhado por Jane Semeão (URCA) e Itamar Freitas (UFS)| 02 março 2022 Antônio Álamo Feitosa Saraiva | Foto: Acervo pessoal Foi lançado em novembro último o Guia de fósseis da Bacia do Araripe, um trabalho de fôlego que reúne pesquisas publicadas nos últimos 10 anos sobre a matéria, organizado  pelos professores Antônio Álamo Feitosa Saraiva, Olga […]

Read More

Introdução ao estudo e à prática autobiográfica – Resenhas de “Écrire ses memóires: astuces et conseils pour transformer ses souvenirs en un livre”, de Marie -Gaëlle Le Perff, e “Aspectos teóricos de la autobiografia”, de Edgar Velásquez Rivera

Por Itamar Freitas / 28 de fevereiro de 2022 / Nenhum comentário

Resenhado por Itamar Freitas (UFS) | 28 fevereiro 2022 Dois manuais recentes sobre a elaboração de autobiografias foram lançados em línguas francesa e espanhola com abordagens e destinatários diferenciados. Não apresentam inovações  na área, mas vale a pena submetê-los à crítica como indicador da bibliografia circulante para o interessado na temática. Eles são: Écrire ses […]

Read More

Descolonizando a bibliografia – Resenha de “Ensino de História: fundamentos e métodos”, de Circe Maria Fernandes Bittencourt

Por Itamar Freitas / 30 de dezembro de 2021 / Nenhum comentário

English version available Ensino de História: fundamentos e métodos, escrito por Circe Bittencourt, é um livro que trata da atividade docente no Ensino Fundamental sob os pontos de vista histórico, epistemológico e metodológico (História e Pedagogia). Sua quinta edição foi lançada em 2018 e conserva o mesmo objetivo de 2004: subsidiar a formação inicial e […]

Read More

History Teaching: foundations and methods | Circe Maria Fernandes Bittencourt

Por Itamar Freitas / 30 de dezembro de 2021 / Nenhum comentário

Circe Bittencourt | Imagem: BM Comunicação   Reviewed by Itamar Freitas and Margarida Maria Dias de Oliveira Ensino de História: fundamentos e métodos (History Teaching: foundations and methods), written by Circe Bittencourt, is a book that deals with the teaching activity in basic education from the historical, epistemological and methodological points of view (History and […]

Read More

Definindo História Pública – resenha de “Public History and School: International Perspectives”, de Marko Demantowsky

Por Itamar Freitas / 1 de novembro de 2021 / Nenhum comentário

Em Public History and Scholl Marko Demantowsky discute a relação entre o campo acadêmico (História Pública) e a instituição socializadora (Escola) a partir de uma premissa conhecida de todos nós: a escola pública foi criada no século XVIII para servir à construção da identidade nacional, e as disciplinas literatura, religião e história são os veículos […]

Read More

A fabricação do projeto acadêmico – Resenha de “Práticas de pesquisa em história”, de Tania Regina de Luca

Por Itamar Freitas / 1 de novembro de 2021 / Nenhum comentário

Tania Regina de Luca, professora do Departamento de História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, é conhecida historiadora da imprensa nacional e estrangeira. No livro Práticas de pesquisa em história (2020), parte da sua experiência de pesquisadora é compartilhada, “especialmente”, com “estudantes de graduação”. Trata-se de um clássico livro propedêutico de investigação histórica e […]

Read More

Marc Bloch fala de Teoria – Resenha de “Que pedir aos historiadores?”, de Marc Bloch

Por Itamar Freitas / 1 de setembro de 2021 / 1 comentário

Que pedir aos historiadores? é um livro que reúne onze textos de Marc Bloch (1886-1944), organizados por Julio Bentivoglio e Josemar Machado de Oliveira e publicado pela Editora Milfontes (2019). Não é mais uma coletânea de discursos propedêuticos. É, simplesmente, a coletânea do teórico da História mais citado no Brasil. Ela chega quando a História […]

Read More

Sobre nós

Publicamos resenhas de livros e de dossiês de artigos de revistas acadêmicas que tratem da reflexão, investigação, comunicação e/ou consumo da escrita da História. Saiba mais sobre o único periódico de História inteiramente dedicado à Crítica em formato resenha.

Corpo Editorial

Somos professore(a)s do ensino superior brasileiro, especializado(a)s em mais de duas dezenas de áreas relacionadas à reflexão, produção e usos da História. Faça parte dessa equipe.

Submissões

As resenhas devem expressar avaliações de livros ou de dossiês de revistas acadêmicas autodesignadas como "de História". Conheça as normas e envie-nos o seu texto.

Alertas

Ao se inscrever nesta lista de e-mails, você estará sujeito à nossa política de privacidade.

Acesso livre

Crítica Historiográfica não cobra taxas para submissão, publicação ou uso dos artigos. Os leitores podem baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos para fins não comerciais, desde que citem a fonte.