A fabricação do projeto acadêmico – Resenha de “Práticas de pesquisa em história”, de Tania Regina de Luca

Tania Regina de Luca e  Jonathan Portela | Foto: Antena Zero (2019)

Tania Regina de Luca, professora do Departamento de História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, é conhecida historiadora da imprensa nacional e estrangeira. No livro Práticas de pesquisa em história (2020), parte da sua experiência de pesquisadora é compartilhada, “especialmente”, com “estudantes de graduação”. Trata-se de um clássico livro propedêutico de investigação histórica e de metodologia científica.

O texto é estruturado em seis capítulos que exploram o fazer do historiador, a ideia de fonte histórica e os passos para a concretização de uma pesquisa acadêmica em história: recorte do objeto, seleção de fontes, construção do texto e do projeto de pesquisa. Segundo a autora, o objetivo da obra é “apresentar, de forma didática, procedimentos e métodos que distinguem a produção do conhecimento historiográfico e, desse modo, incentivá-lo a participar ativamente desse instigante desafio que é escrever História, elaborando e executando o seu próprio projeto de pesquisa.” (p.10-11).

A iniciativa já ganha valor imediato por dois motivos. As unidades de leitura traduzem as competências necessárias ao trabalho introdutório na pesquisa histórica. O segundo motivo é o cenário da formação nacional. Em geral, a maioria dos nossos colegas formadores em história é versado em falar muito sobre a sua pesquisa, mas quase nunca a experimentar com os seus alunos, ou seja, ensinar a pesquisar, pesquisando em situações concretas. Contudo, para que o desejo da autora se concretize, contudo, é necessário que alguns equívocos sejam corrigidos, na provável segunda edição do livro.

A começar pela introdução. Se o texto é “didático”, deve efetivamente introduzir o leitor à obra, ou seja, definir o objeto (a prática de pesquisa), antecipar a sua função e destinação, justificar a iniciativa, dizer da sua estrutura e justificar o valor funcional das epígrafes.

No todo, não quero apresentar divergências de posição, mas apenas identificar trechos que podem ser melhorados. Digo isso porque o livro é introdutório e trata de matéria tornada senso comum para os profissionais formados nos anos 80 e 90 do século passado, como é o caso da autora.

No primeiro capítulo, corajosamente, a autora reconhece a valência bissecular de certo “método” do historiador e defende o emprego de seus fins e estratégias. Para ficar impecável, basta que exclua um vulgarismo circulante entre os alunos: o combate a ideia de “verdade absoluta” (p.15), dificilmente encontrável em historiadores do século XIX. Basta que defina “método” e, principalmente, que reconheça o papel dos velhinhos franceses, alemães, belgas, americanos e brasileiros nessa tarefa de transformar a crítica documental em traço diferenciador do historiador profissional. No capítulo, são os historiadores Marc Bloch, Lucien Febre e Edward Carr que, literalmente (e em aparente contradição) saem muito bem na foto.

O segundo capítulo historiciza o significado de “documento”, explorando posições do século XIX e do século XX. Aqui, o esforço positivo do capítulo anterior se esvai. O texto é iniciado com referências à C.-V. Langlois e C. Seignobos, mas para contestá-los com ironia, em benefício da dupla fundadora da revista Annales e de “expoentes da Micro-História”, como Carlo Ginzuburg. Já há matéria brasileira que revê essa ideia de ruptura metodológica e até epistemológica entre a dupla francesa do final do século XIX e a dupla francesa do primeiro terço do século XX. Do jeito que está, a autora reproduz a versão colonizada e (portanto) acrítica, vendida pelos franceses de meados do século passado e por muitos brasileiros paulistas, paulistanos, cariocas e mineiros de até a semana passada. O empenho em louvar os Annales induz a autora (e aos muitos colegas nossos) a omitir que os velhinhos teorizavam de modo tão ampliado como o de Febvre a respeito dos documentos e de que, em tese, “história problema” e “história política” não são pares antitéticos, necessariamente.

Outro reparo a ser feito ao capítulo  segundo diz respeito à definição de documento. A autora distingue “documento” e “fonte”, afirmando que o primeiro “recobre todo e qualquer elemento proveniente do passado” e o segundo “é reservado para o conjunto selecionado e utilizado pelo investigador numa pesquisa científica” (p.36. Grifos meus). Não há menções à autoria da definição, o que me leva a supor que a declaração é mesmo é da lavra de Tania de Luca. Penso que a autora criou uma dificuldade onde, efetivamente não existe. Se observar pelo ponto de vista das línguas ou dos usos feitos por determinado autor (em língua tal e tal) verá que a coisa se explica de modo mais fácil. Tanto é assim que a própria autora abandona a distinção no curso do capítulo, empregando “rastros”, “registros”, “fontes”, “evidências”, “documentos”, “testemunhos” e “vestígios” sem distinguir o que é “parte” e o que é “todo”.

No capítulo terceiro, que trata do recorte do objeto e da leitura de fontes, há dois senões. Divirjo da autora em relação à ordem dos elementos ou às prioridades dos procedimentos. Ela orienta os leitores a definirem temas. Se quisesse manter a coerência com a “escola” destacada no capítulo anterior, deveria pôr o estabelecimento do problema de pesquisa como primeira ideal tarefa do iniciante. A coisa a ser estudada (o objeto material ou intelectual) é a resposta à questão. Escolher tema é um procedimento operatório, disciplinar e didático, criado no interior das universidades. Quando pensamos no trabalho intelectual do historiador, independentemente dessa situação comunicativa, é a inquietação, a insatisfação (manifesta em forma de questão) que aparece como o primeiro elemento da pesquisa.

Na referência à tarefa de ler as fontes, o texto pode ser melhorado se a autora tomar como apoio os princípios éticos anunciados no capítulo primeiro. Pode melhorar ainda mais o texto se estabelecer uma hierarquia entre os gêneros tese, artigo, livro-tese e obras de referência, com base na sua própria experiência de pesquisa. Pode por fim, potencializar o valor do capítulo, dando destaque a um pequeno trecho que trata da revisão da literatura. Ele é triplamente importante. Atenta para o gerenciamento da abundância de informações, para o compromisso com o desenvolvimento consistente dos domínios históricos e para o respeito à produção representativa da área. O trecho que transcrevo é irretocável. Observe que a autora não põe a titulação, o programa de Pós-Graduação, a Universidade ou o Estado da federação brasileira como critério de citação. Esse princípio deveria ser introjetado como valor não somente por iniciantes, mas por todos os seus instrutores doutores:

É por esse mergulho que o iniciante se aproxima dos pesquisadores que o antecederam, distingue seu s procedimentos e os problemas que se colocaram, as fontes de que se valeram, as maneiras pelas quais as interpretaram, as conclusões a que chegaram, como se posicionaram diante dos impasses do seu próprio tempo. Identifica limites e virtudes que o inspiram a seguir na mesma senda ou interpelar o objeto a partir de outro ângulo, segundo as novas demandas do seu próprio presente. (p.74).

O quarto capítulo oferece bom exemplo de aplicação dos princípios de investigação em situações concretas. Aqui, a autora demonstra a metodologia situada nos estudos sobre o escravismo e aponta as mudanças de rota e os critérios de escolha das fontes, comuns no trabalho do pesquisador experiente. São, porém, dispensáveis o autoelogio e o merchandising da editora no interior do texto autoral.

O quinto capítulo trata da tarefa de escrita. A inclusão de texto do tipo já é motivo para aplauso. Não é comum manual de introdução brasileiro se ocupar da comunicação dos resultados da pesquisa. O trecho a melhorar diz respeito à iniciativa tipicamente formativa de clarificar as diferenças entre narrativas historiadoras, ficcionais e jornalísticas. O princípio da criação controlada atravessa o texto. O capítulo, contudo, pode ser melhorado se a autora matizar essas diferenças, refletindo, por exemplo, sobre os próprios trechos que sugerem contradição, ou seja, revelando os elementos ficcionais da escrita histórica do historiador, a exemplo da escolha pelos marcos temporais finais e iniciais, da periodização, da ação dos personagens e da dimensão da experiência humana a explorar (p.112-113).

Nas últimas partes do livro – o capítulo sexto e as considerações finais – não há muito a louvar ou a reparar. O livro se encerra com referências à qualificação e ao anúncio dos fins da Ciência Histórica e do historiador. O fato destoante, contudo, somente pode ser percebido quando observamos o lugar do capítulo sexto no plano geral da obra. Afinal, o livro foca nas práticas de pesquisa histórica (heurística, crítica, escrita etc.) ou nas etapas de construção de um projeto de pesquisa? Essa dúvida me leva a considerar que o plano da obra oscila entre oferecer princípios de investigação histórica e procedimentos para a construção de um dos instrumentos da investigação histórica, que é o projeto de pesquisa. Por isso soa estranho que a autora encerre o livro com o projeto e pesquisa, depois de ter dissertado sobre a escrita da história.

Minha apreciação final é de que a obra cumpre os objetivos estabelecidos na introdução e pode, efetivamente, contribuir para a formação dos graduandos em História ou que empregam a pesquisa histórica. Em termos gerais, o texto pode ser bastante melhorado em seus aspectos formais, quando a editora segmentar parágrafos extensos, com 16, 30 linhas, corrigir algumas passagens sem coesão, extirpar erros tipográficos, de pontuação e o uso indiscriminado de itálicos e negritos. Se quiser ampliar a vida útil do manual, os editores e a autora podem atentar para as contradições e as insuficiências apontadas ao longo da descrição de cada capítulo. Podem, por outro lado, justificar as posições ou contra-argumentar no espaço reservado na revista que publica esta resenha.


Sumário de Práticas de pesquisa em história

  • Introdução
  • Em busca do passado
  • Documentos da certeza à construção
  • Da área ao objeto de pesquisa
  • Circunscrever as fontes
  • O texto historiográfico
  • Unir os fios e construir o projeto
  • Para finalizar
  • Referências bibliográficas

Live de lançamento [Link]


Resenhista

Itamar Freitas – Doutor em História (UFRGS) e em Educação (PUC-SP), Professor do Departamento de Educação e do Mestrado Profissional em História, da Universidade Federal de Sergipe, e editor do blog Resenha Crítica. Publicou, entre outros trabalhos, Uma introdução ao método histórico (2021) e “Objetividade histórica no Manual de Teoria da História de Roberto Pirgibe da Fonseca” (1903-1986)”. Email: [email protected]

 


Para citar esta resenha

LUCA, Tania Regina de. Práticas de pesquisa em história. São Pulo: Contexto, 2020. 144p. Resenha de: FREITAS, Itamar. A fabricação do projeto acadêmico. Crítica Historiográfica. Natal, v.1, n.2, nov./dez. 2021.

Baixar esta resenha em PDF


Outras resenhas de Práticas de pesquisa em história

Gabriel Marques Fernandes –  Fênix. Revista de História e Estudos Culturais (2020).


© – Os autores que publicam em Crítica Historiográfica concordam com a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir dos seus textos, mesmo para fins comerciais, desde que lhe sejam garantidos os devidos créditos pelas criações originais. (CC BY-SA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa/Search

Alertas/Alerts

A fabricação do projeto acadêmico – Resenha de “Práticas de pesquisa em história”, de Tania Regina de Luca

Tania Regina de Luca e  Jonathan Portela | Foto: Antena Zero (2019)

Tania Regina de Luca, professora do Departamento de História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, é conhecida historiadora da imprensa nacional e estrangeira. No livro Práticas de pesquisa em história (2020), parte da sua experiência de pesquisadora é compartilhada, “especialmente”, com “estudantes de graduação”. Trata-se de um clássico livro propedêutico de investigação histórica e de metodologia científica.

O texto é estruturado em seis capítulos que exploram o fazer do historiador, a ideia de fonte histórica e os passos para a concretização de uma pesquisa acadêmica em história: recorte do objeto, seleção de fontes, construção do texto e do projeto de pesquisa. Segundo a autora, o objetivo da obra é “apresentar, de forma didática, procedimentos e métodos que distinguem a produção do conhecimento historiográfico e, desse modo, incentivá-lo a participar ativamente desse instigante desafio que é escrever História, elaborando e executando o seu próprio projeto de pesquisa.” (p.10-11).

A iniciativa já ganha valor imediato por dois motivos. As unidades de leitura traduzem as competências necessárias ao trabalho introdutório na pesquisa histórica. O segundo motivo é o cenário da formação nacional. Em geral, a maioria dos nossos colegas formadores em história é versado em falar muito sobre a sua pesquisa, mas quase nunca a experimentar com os seus alunos, ou seja, ensinar a pesquisar, pesquisando em situações concretas. Contudo, para que o desejo da autora se concretize, contudo, é necessário que alguns equívocos sejam corrigidos, na provável segunda edição do livro.

A começar pela introdução. Se o texto é “didático”, deve efetivamente introduzir o leitor à obra, ou seja, definir o objeto (a prática de pesquisa), antecipar a sua função e destinação, justificar a iniciativa, dizer da sua estrutura e justificar o valor funcional das epígrafes.

No todo, não quero apresentar divergências de posição, mas apenas identificar trechos que podem ser melhorados. Digo isso porque o livro é introdutório e trata de matéria tornada senso comum para os profissionais formados nos anos 80 e 90 do século passado, como é o caso da autora.

No primeiro capítulo, corajosamente, a autora reconhece a valência bissecular de certo “método” do historiador e defende o emprego de seus fins e estratégias. Para ficar impecável, basta que exclua um vulgarismo circulante entre os alunos: o combate a ideia de “verdade absoluta” (p.15), dificilmente encontrável em historiadores do século XIX. Basta que defina “método” e, principalmente, que reconheça o papel dos velhinhos franceses, alemães, belgas, americanos e brasileiros nessa tarefa de transformar a crítica documental em traço diferenciador do historiador profissional. No capítulo, são os historiadores Marc Bloch, Lucien Febre e Edward Carr que, literalmente (e em aparente contradição) saem muito bem na foto.

O segundo capítulo historiciza o significado de “documento”, explorando posições do século XIX e do século XX. Aqui, o esforço positivo do capítulo anterior se esvai. O texto é iniciado com referências à C.-V. Langlois e C. Seignobos, mas para contestá-los com ironia, em benefício da dupla fundadora da revista Annales e de “expoentes da Micro-História”, como Carlo Ginzuburg. Já há matéria brasileira que revê essa ideia de ruptura metodológica e até epistemológica entre a dupla francesa do final do século XIX e a dupla francesa do primeiro terço do século XX. Do jeito que está, a autora reproduz a versão colonizada e (portanto) acrítica, vendida pelos franceses de meados do século passado e por muitos brasileiros paulistas, paulistanos, cariocas e mineiros de até a semana passada. O empenho em louvar os Annales induz a autora (e aos muitos colegas nossos) a omitir que os velhinhos teorizavam de modo tão ampliado como o de Febvre a respeito dos documentos e de que, em tese, “história problema” e “história política” não são pares antitéticos, necessariamente.

Outro reparo a ser feito ao capítulo  segundo diz respeito à definição de documento. A autora distingue “documento” e “fonte”, afirmando que o primeiro “recobre todo e qualquer elemento proveniente do passado” e o segundo “é reservado para o conjunto selecionado e utilizado pelo investigador numa pesquisa científica” (p.36. Grifos meus). Não há menções à autoria da definição, o que me leva a supor que a declaração é mesmo é da lavra de Tania de Luca. Penso que a autora criou uma dificuldade onde, efetivamente não existe. Se observar pelo ponto de vista das línguas ou dos usos feitos por determinado autor (em língua tal e tal) verá que a coisa se explica de modo mais fácil. Tanto é assim que a própria autora abandona a distinção no curso do capítulo, empregando “rastros”, “registros”, “fontes”, “evidências”, “documentos”, “testemunhos” e “vestígios” sem distinguir o que é “parte” e o que é “todo”.

No capítulo terceiro, que trata do recorte do objeto e da leitura de fontes, há dois senões. Divirjo da autora em relação à ordem dos elementos ou às prioridades dos procedimentos. Ela orienta os leitores a definirem temas. Se quisesse manter a coerência com a “escola” destacada no capítulo anterior, deveria pôr o estabelecimento do problema de pesquisa como primeira ideal tarefa do iniciante. A coisa a ser estudada (o objeto material ou intelectual) é a resposta à questão. Escolher tema é um procedimento operatório, disciplinar e didático, criado no interior das universidades. Quando pensamos no trabalho intelectual do historiador, independentemente dessa situação comunicativa, é a inquietação, a insatisfação (manifesta em forma de questão) que aparece como o primeiro elemento da pesquisa.

Na referência à tarefa de ler as fontes, o texto pode ser melhorado se a autora tomar como apoio os princípios éticos anunciados no capítulo primeiro. Pode melhorar ainda mais o texto se estabelecer uma hierarquia entre os gêneros tese, artigo, livro-tese e obras de referência, com base na sua própria experiência de pesquisa. Pode por fim, potencializar o valor do capítulo, dando destaque a um pequeno trecho que trata da revisão da literatura. Ele é triplamente importante. Atenta para o gerenciamento da abundância de informações, para o compromisso com o desenvolvimento consistente dos domínios históricos e para o respeito à produção representativa da área. O trecho que transcrevo é irretocável. Observe que a autora não põe a titulação, o programa de Pós-Graduação, a Universidade ou o Estado da federação brasileira como critério de citação. Esse princípio deveria ser introjetado como valor não somente por iniciantes, mas por todos os seus instrutores doutores:

É por esse mergulho que o iniciante se aproxima dos pesquisadores que o antecederam, distingue seu s procedimentos e os problemas que se colocaram, as fontes de que se valeram, as maneiras pelas quais as interpretaram, as conclusões a que chegaram, como se posicionaram diante dos impasses do seu próprio tempo. Identifica limites e virtudes que o inspiram a seguir na mesma senda ou interpelar o objeto a partir de outro ângulo, segundo as novas demandas do seu próprio presente. (p.74).

O quarto capítulo oferece bom exemplo de aplicação dos princípios de investigação em situações concretas. Aqui, a autora demonstra a metodologia situada nos estudos sobre o escravismo e aponta as mudanças de rota e os critérios de escolha das fontes, comuns no trabalho do pesquisador experiente. São, porém, dispensáveis o autoelogio e o merchandising da editora no interior do texto autoral.

O quinto capítulo trata da tarefa de escrita. A inclusão de texto do tipo já é motivo para aplauso. Não é comum manual de introdução brasileiro se ocupar da comunicação dos resultados da pesquisa. O trecho a melhorar diz respeito à iniciativa tipicamente formativa de clarificar as diferenças entre narrativas historiadoras, ficcionais e jornalísticas. O princípio da criação controlada atravessa o texto. O capítulo, contudo, pode ser melhorado se a autora matizar essas diferenças, refletindo, por exemplo, sobre os próprios trechos que sugerem contradição, ou seja, revelando os elementos ficcionais da escrita histórica do historiador, a exemplo da escolha pelos marcos temporais finais e iniciais, da periodização, da ação dos personagens e da dimensão da experiência humana a explorar (p.112-113).

Nas últimas partes do livro – o capítulo sexto e as considerações finais – não há muito a louvar ou a reparar. O livro se encerra com referências à qualificação e ao anúncio dos fins da Ciência Histórica e do historiador. O fato destoante, contudo, somente pode ser percebido quando observamos o lugar do capítulo sexto no plano geral da obra. Afinal, o livro foca nas práticas de pesquisa histórica (heurística, crítica, escrita etc.) ou nas etapas de construção de um projeto de pesquisa? Essa dúvida me leva a considerar que o plano da obra oscila entre oferecer princípios de investigação histórica e procedimentos para a construção de um dos instrumentos da investigação histórica, que é o projeto de pesquisa. Por isso soa estranho que a autora encerre o livro com o projeto e pesquisa, depois de ter dissertado sobre a escrita da história.

Minha apreciação final é de que a obra cumpre os objetivos estabelecidos na introdução e pode, efetivamente, contribuir para a formação dos graduandos em História ou que empregam a pesquisa histórica. Em termos gerais, o texto pode ser bastante melhorado em seus aspectos formais, quando a editora segmentar parágrafos extensos, com 16, 30 linhas, corrigir algumas passagens sem coesão, extirpar erros tipográficos, de pontuação e o uso indiscriminado de itálicos e negritos. Se quiser ampliar a vida útil do manual, os editores e a autora podem atentar para as contradições e as insuficiências apontadas ao longo da descrição de cada capítulo. Podem, por outro lado, justificar as posições ou contra-argumentar no espaço reservado na revista que publica esta resenha.


Sumário de Práticas de pesquisa em história

  • Introdução
  • Em busca do passado
  • Documentos da certeza à construção
  • Da área ao objeto de pesquisa
  • Circunscrever as fontes
  • O texto historiográfico
  • Unir os fios e construir o projeto
  • Para finalizar
  • Referências bibliográficas

Live de lançamento [Link]


Resenhista

Itamar Freitas – Doutor em História (UFRGS) e em Educação (PUC-SP), Professor do Departamento de Educação e do Mestrado Profissional em História, da Universidade Federal de Sergipe, e editor do blog Resenha Crítica. Publicou, entre outros trabalhos, Uma introdução ao método histórico (2021) e “Objetividade histórica no Manual de Teoria da História de Roberto Pirgibe da Fonseca” (1903-1986)”. Email: [email protected]

 


Para citar esta resenha

LUCA, Tania Regina de. Práticas de pesquisa em história. São Pulo: Contexto, 2020. 144p. Resenha de: FREITAS, Itamar. A fabricação do projeto acadêmico. Crítica Historiográfica. Natal, v.1, n.2, nov./dez. 2021.

Baixar esta resenha em PDF


Outras resenhas de Práticas de pesquisa em história

Gabriel Marques Fernandes –  Fênix. Revista de História e Estudos Culturais (2020).


© – Os autores que publicam em Crítica Historiográfica concordam com a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir dos seus textos, mesmo para fins comerciais, desde que lhe sejam garantidos os devidos créditos pelas criações originais. (CC BY-SA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenhistas

Privacidade

Ao se inscrever nesta lista de e-mails, você estará sujeito à nossa política de privacidade.

Acesso livre

Crítica Historiográfica não cobra taxas para submissão, publicação ou uso dos artigos. Os leitores podem baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos para fins não comerciais, desde que citem a fonte.

Foco e escopo

Publicamos resenhas de livros e de dossiês de artigos de revistas acadêmicas que tratem da reflexão, investigação, comunicação e/ou consumo da escrita da História. Saiba mais sobre o único periódico de História inteiramente dedicado à Crítica em formato resenha.

Corpo editorial

Somos professore(a)s do ensino superior brasileiro, especializado(a)s em mais de duas dezenas de áreas relacionadas à reflexão, produção e usos da História. Faça parte dessa equipe.

Submissões

As resenhas devem expressar avaliações de livros ou de dossiês de revistas acadêmicas autodesignadas como "de História". Conheça as normas e envie-nos o seu texto.

Pesquisa


Enviar mensagem de WhatsApp