Alameda

Resumo: Francis Manzoni em “A criação do Centro Cultural São Paulo (1975–1985)” explora a formação do CCSP, refletindo sobre a interação entre o poder público e intelectuais na definição de cultura. Investiga como essas relações influenciaram a democratização cultural em São Paulo, contrastando com políticas de controle social. Critica o foco excessivo em disputas políticas/intelectuais, negligenciando o uso real do espaço cultural.

Palavras-chave: Centro Cultural São Paulo, Cidadania, Democratização da cultura.

Democratização por meio da cultura: resenha de Jandson Bernardo Soares (UFRN), sobre o livro “A criação do Centro cultural São Paulo (1975 – 1985)”, de Francis Manzoni Read More »

Resumo: “Cativeiro Sem Fim”, de Eduardo Reina, publicado pela Alameda Editorial em 2019, investiga os sequestros de bebês e crianças durante a ditadura militar no Brasil. A obra detalha as táticas brutais empregadas, incluindo lavagem cerebral e trabalho escravo. Críticas incluem a extensão e repetição de detalhes em alguns capítulos, e o uso do termo “índio”, considerado pejorativo. Reina busca preencher lacunas históricas e fortalecer a democracia, com a obra sendo valorizada por seu rigor investigativo e contextualização histórica.

Palavras-chave: Ditadura Militar, Sequestro, Infância.

Infâncias Roubadas — Resenha de David Santos (URCA) sobre o livro “Cativeiro Sem Fim: As histórias dos bebês, crianças e adolescentes sequestrados pela ditadura militar no Brasil”, de Eduardo Reina Read More »

Resenhado por Itamar Freitas (UFS) | ID: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. Em 2020, João Roberto Martins Filho publicou a segunda edição de O palácio e a caserna: a dinâmica militar das crises políticas na Ditadura (1964-1969), adaptação da sua tese de Doutorado em Ciência Política, orientada por Décio Saes e defendida em 1989. Nesse livro, manteve a proposição de

Militares e ideologias – Resenha de “Os militares e a crise brasileira”, organizado por João Roberto Martins Read More »

Resenhado por Haroldo Loguercio Carvalho (DH/UFRN) | ID: https://orcid.org/0000-0003-2418-7212. Os militares e a crise brasileira é uma obra escrita a muitas mãos como declara o seu apresentador e organizador, o cientista político, João Roberto Martins Filho. São pesquisadores das ciências sociais e humanas que destrincham, com análises e evidências consistentes, o emaranhado em que nos

De volta ao poder – Resenha de “Os militares e a crise brasileira” de João Roberto Martins Filho Read More »