Crítica Historiográfica. Natal, v.3, n.11, maio./jun., 2023. | ISSN: 2764-2666


Resenhas

HARMONIA e esforço objetivado – Resenha de Luciana Requião (IEAR/UFF), sobre o livro “Das Beiradas ao Beiradão – a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas”, de Bernardo Mesquita

PROFISSÃO de fé – Resenha de Ednalva Freire Caetano (UFS) sobre o livro “Marcelo Déda na construção da democracia”, de Ibarê Dantas

DEFICIÊNCIA visual em questão – Resenha de Luiz Fernando de Carvalho Reis (FAI) sobre o livro “A cuia e a bengala: histórias, memórias e trajetórias de pessoas cegas em Salvador, em busca de inserção econômica e autodeterminação social (1963-1993)”, de José Jorge Andrade Damasceno

HISTORIADORES estetas – Resenha de Mileny Santos Xavier sobre a livro “História e Arte: temporalidades do sensível”, organizado por Ana Lúcia Vilela e Maria Elizia Borges

MECANISMOS de Ascensão dos Totalitarismo – Resenha de Marcos Manoel Silva Severiano (URCA) sobre o livro “Berlim”, de Jason Lutes

AÇÃO humana no tempo — Resenha de Fábio Alves dos Santos (UFS) para o livro “Sob os tempos do equinócio: oito mil anos de história da Amazônia Central”, de Eduardo Góes Neves

HISTÓRIAS do local – Resenha de Ana Carolina Pereira P. Sena, sobre o livro “São Gabriel: Memória e Lembranças”, de Cecília Machado

RESISTÊNCIA e Cidadania — Resenha de Érica Simone Rodrigues da Paz Souza (PPGEAFIN/Uneb), sobre o livro “Os quilombos como novos nomos da terra: da forma-valor à forma-comunidade, de Luis Eduardo Gomes do Nascimento


Artigo de revisão

FEMINICÍDIO, Transfeminicídio e Ensino de História: a construção de um conceito em cenários latinos, por Patricia Rosalba Salvador Moura Costa (UFS) e Lynna Gabriella Silva Unger (SEDUC-SE)


Pareceristas desta edição (v.3, n.11, maio./jun., 2023)

    • Fábio Alves (UFS)
    • Itamar Freitas (UFS)
    • Jane Semeão (URCA)
    • Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)

© – Os autores que publicam em Crítica Historiográfica concordam com a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir dos seus textos, mesmo para fins comerciais, desde que lhe sejam garantidos os devidos créditos pelas criações originais. (CC BY-SA).

 

Crítica Historiográfica. Natal, v.3, n.11, maio/jun., 2023. | DOI: 10.29327/254374ISSN: 2764-2666

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HARMONIA e esforço objetivado – Resenha de Luciana Requião (IEAR/UFF), sobre o livro “Das Beiradas ao Beiradão – a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas”, de Bernardo Mesquita

PROFISSÃO de fé – Resenha de Ednalva Freire Caetano (UFS) sobre o livro “Marcelo Déda na construção da democracia”, de Ibarê Dantas

DEFICIÊNCIA visual em questão – Resenha de Luiz Fernando de Carvalho Reis (FAI) sobre o livro “A cuia e a bengala: histórias, memórias e trajetórias de pessoas cegas em Salvador, em busca de inserção econômica e autodeterminação social (1963-1993)”, de José Jorge Andrade Damasceno

HISTORIADORES estetas – Resenha de Mileny Santos Xavier sobre a livro “História e Arte: temporalidades do sensível”, organizado por Ana Lúcia Vilela e Maria Elizia Borges

MECANISMOS de Ascensão dos Totalitarismo – Resenha de Marcos Manoel Silva Severiano (URCA) sobre o livro “Berlim”, de Jason Lutes

AÇÃO humana no tempo — Resenha de Fábio Alves dos Santos (UFS) para o livro “Sob os tempos do equinócio: oito mil anos de história da Amazônia Central”, de Eduardo Góes Neves

HISTÓRIAS do local – Resenha de Ana Carolina Pereira P. Sena, sobre o livro “São Gabriel: Memória e Lembranças”, de Cecília Machado

RESISTÊNCIA e Cidadania — Resenha de Érica Simone Rodrigues da Paz Souza (PPGEAFIN/Uneb), sobre o livro “Os quilombos como novos nomos da terra: da forma-valor à forma-comunidade, de Luis Eduardo Gomes do Nascimento


Artigo de revisão

FEMINICÍDIO, Transfeminicídio e Ensino de História: a construção de um conceito em cenários latinos, por Patricia Rosalba Salvador Moura Costa (UFS) e Lynna Gabriella Silva Unger (SEDUC-SE)


Pareceristas desta edição (v.3, n.11, maio./jun., 2023)

    • Fábio Alves (UFS)
    • Itamar Freitas (UFS)
    • Jane Semeão (URCA)
    • Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)

© – Os autores que publicam em Crítica Historiográfica concordam com a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir dos seus textos, mesmo para fins comerciais, desde que lhe sejam garantidos os devidos créditos pelas criações originais. (CC BY-SA).

 

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